Para Pensar

Enfoque participativo no ambiente organizacional

19 de maio de 2011


Warning: mysqli_fetch_array() expects parameter 1 to be mysqli_result, boolean given in /home/storage/b/28/d7/scordioli1/public_html/content/post.php on line 32

Warning: mysqli_num_rows() expects parameter 1 to be mysqli_result, boolean given in /home/storage/b/28/d7/scordioli1/public_html/content/post.php on line 33

Enfoque Participativo enfatiza o desenvolvimento de processos de transformação e de mudança, principalmente no aspecto comportamental dos indivíduos e, em consequência, nas suas instituições.

Outrossim, incentiva uma maior organização, assim como a responsabilidade e a capacitação para desenvolver esse trabalho integrado.

Além disso, busca potencializar a capacidade criativa das organizações, gerando ideias que poderão ser utilizadas para impulsioná-las frente ao mercado inovador, ágil e competitivo. Procura mudar também as relações entre os diferentes níveis de poder, compartilhando responsabilidades, maior compromisso e envolvimento de todos, potencializando o capital humano.

Para assegurar e estimular a participação, um maior envolvimento e comprometimento dos indivíduos foram desenvolvidos processos ajustados a cada realidade. Procura-se fornecer técnicas e instrumentos que facilitam o processo de debate e de intercâmbio de experiências, com o intuito de aumentar a capacitação, a organização e a responsabilidade dos envolvidos. O objetivo, com isso, é tornar mais transparentes e democráticos os processos de reflexão, decisão, planejamento e avaliação.

Nesse contexto, o Sistema Cooperativista Brasileiro optou pelo desenvolvimento de processos de construção participativa de seus projetos e processos, buscando uma maior proximidade com as unidades estaduais do Sistema assim como, um maior envolvimento, comprometimento e sinergia da sua equipe de trabalho. Como resultado dessa decisão, espera-se mais eficiência e eficácia no desenvolvimento da sua missão.

Não basta ter acesso às informações, é fundamental saber o que fazer com elas. Nesse sentido, o trabalho em equipe desempenha papel preponderante ao potencializar as experiências e ideias criativas que, individualmente, tornam-se pouco eficazes frente ao grande volume de informações que se deve processar diariamente.

Diante dessa situação, buscou-se desenvolver técnicas que visam à maior intensidade e qualidade na comunicação entre pessoas, grupos e instituições, procurando adaptar instrumentos que possibilitem e facilitem um trabalho participativo.

Do mesmo modo, com esse instrumental, busca-se integrar o capital humano ao processo criativo da organização, aumentando a autoestima da equipe.

A ênfase desse processo recai em mobilizar a energia criativa da equipe, escolhendo técnicas apropriadas, fazendo perguntas relevantes, facilitando o intercâmbio horizontal, provocando discussões, conclusões, decisões e fundamentalmente ações.

O Enfoque Participativo implica um processo gradativo de participação e de capacitação, de acordo com as possibilidades de cada um, seja em uma instituição, em uma reunião etc. Não deve ser confundido como um processo “basista”, com excesso de “participatite” e “democratite”, no qual tudo deve surgir do grupo e pouco de quem o orienta. Sempre serão necessários novos elementos que garantam ganhos de qualidade, melhoria da autoestima do grupo, valorizando ainda mais o seu trabalho.

Outro aspecto relevante: o Enfoque Participativo também não se resume ao manejo de técnicas e instrumentos; depende do seu êxito, além das técnicas de comunicação e de planejamento utilizadas, da atitude e postura dos indivíduos que o desenvolvem ou que estejam envolvidos.

Desse modo, devemos encará-lo como um conjunto de técnicas e instrumentos variáveis e adaptáveis para cada situação, tanto nos aspectos técnicos como nos sociais, culturais ou políticos, orientados por um sensível código comportamental.

O Enfoque Participativo não pode ser um manual de receitas e respostas prontas para obter participação, pois cada situação é diferente.

Exige muita criatividade em procurar, com base nas experiências individuais e coletivas (positivas e negativas), alternativas para solucionar os problemas e superar os desafios detectados.

Por meio do Enfoque Participativo, busca-se o fortalecimento e aperfeiçoamento profissional e humano dos indivíduos, de suas equipes e organizações.

Em síntese, o Enfoque Participativo:

  • Enfatiza o desenvolvimento de processos de mudança com grupos, visando à mobilização dos seus potenciais;
  • Utiliza instrumentos no intuito de melhorar a tomada de decisões e assegurar a sua realização;
  • Busca a efetiva contribuição (idéias, experiências, ...) e comprometimento dos participantes;
  • Considera o meio social, cultural, econômico de cada situação envolvida.

Enfim, deve-se entender que não existe um método participativo, uma caixa mágica que produza a participação. Existe sim, métodos e atitudes que, juntos, favorecem a participação.

Construção Participativa – Guia Metodológico, OCB / Sescoop 2007.


Warning: mysqli_num_rows() expects parameter 1 to be mysqli_result, boolean given in /home/storage/b/28/d7/scordioli1/public_html/content/post.php on line 67


ANTERIOR TODOS SEGUINTE

Cursos e Oficinas