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Elaboração Participativa de ProjetosElaboração Participativa de ProjetosCapacitação Técnica na Área de Elaboração e Formulação de Projetos

Entre profissionais que trabalham com projetos e programas é comum ouvir a expressão “dinheiro há, o que falta são bons projetos”. A carência de “bons projetos” é um fato, observado, principalmente, na dificuldade para a execução orçamentária de muitas instituições públicas e privadas do país.

No entanto, uma questão se coloca: por que as instituições proponentes encontram dificuldades para elaborar projetos qualificados? A resposta está na falta de capacitação técnica orientada dos profissionais que lidam com a elaboração, gestão e implementação de projetos. Esta falta de capacitação não significa dizer que as instituições e seus profissionais são desqualificados, mas sim que a maior parte dos profissionais aprende a elaborar projetos de forma empírica, sem nunca terem passado por um curso instrumental ou ferramental de como formulá-los, mesmo que de curta duração.

A elaboração de projetos e programas passou a fazer parte da estratégia das organizações e não é mais tido como iniciativa periférica. É preciso ter um planejamento bem definido, com orçamento, cronograma, execução, monitoria, prestação de contas e avaliação bem geridos. Conseguir trilhar os caminhos da elaboração e gestão de projetos é atualmente um desafio imposto aos profissionais que trabalham em qualquer tipo de organização. Com as novas exigências técnicas dos financiadores, a capacitação no desenho de projetos não é mais uma escolha e sim uma necessidade operacional das instituições.

Nesse contexto, a proposta do Curso de Elaboração Participativa de Projetos é a capacitação técnica na área de elaboração e formulação de projetos. De forma complementar, além de propiciar conhecimentos técnicos e práticos para o desenho de projetos, o curso visa ofertar informações sobre fontes de financiamento e captação de recursos, disponibilizando um conjunto de instituições e agentes financiadores, públicos e privados, para os projetos e programas elaborados.

Público-Alvo

Com uma abordagem multidisciplinar a capacitação em Elaboração Participativa de Projetos é voltada para técnicos, consultores em processos participativos, administradores, gestores públicos e privados, professores e alunos que atuam no contexto do desenvolvimento local/regional, no ambiente público/governamental, Terceiro Setor/social ou empresarial/corporativo que busquem instrumentalização para a formalização de projetos. Direcionado, igualmente, para profissionais que buscam um maior entendimento e capacitação técnica para a elaboração de projetos e encaminhamento para fins de financiamento.

Objetivos

O objetivo central desta capacitação será o de promover a capacitação em elaboração participativa de projetos, por meio por meio de uma abordagem conceitual e prática, através de exercícios práticos e da troca de experiências entre os participantes, no trabalho individual e com grupos/equipes. Por isso, ao final do curso, os participantes deverão:

  1. Na área do conhecimento:
    • Ter ampliado seus conhecimentos sobre elaboração participativa de projetos e os instrumentos para sua viabilização e financiamento;
    • Debater e discutir sobre idealização, concepção, estruturação e implementação de programas e projetos de desenvolvimento;
    • Conhecer instituições que dispõem de fontes de recursos.
      • Na área das habilidades:
        • Poder aplicar os instrumentos de formulação de projetos e as técnicas básicas para a sua estruturação coerente e lógica;
        • Elaborar projetos claros, executáveis e sustentáveis.
      • Na área do comportamento:
        • Ter assimilado atitudes positivas em relação à participação e ao trabalho conjunto, multidisciplinar e interdisciplinar.
Conteúdo Programático

Para atender os objetivos propostos, serão trabalhados, além dos aspectos comportamentais, os seguintes conteúdos:

  • Planejamento participativo – princípios e elementos;
  • Ciclo de planejamento e de execução de um projeto;
  • Aspectos que determinam a qualidade de um projeto;
  • O que precisamos para iniciar um projeto;
  • O trabalho em equipe;
  • Estrutura básica de um projeto;
  • O que deve ser observado na estruturação e redação de um projeto;
  • Exercício para estruturação e redação de projetos;
  • Principais critérios adotados na avaliação de um projeto;
  • Principais falhas nos projetos;
  • Fontes de financiamento para os projetos;
  • Gestão de um projeto.
Processo Metodológico

A capacitação será orientada pelo Enfoque Participativo, procurando reunir técnicas e instrumentos que facilitem o processo de debate e de intercâmbio de experiências, estimulando e facilitando a participação dos envolvidos. Como metodologia suporte, faremos uso das técnicas Metaplan®, que é um conjunto de instrumentos desenvolvidos com a finalidade de facilitar o processo de comunicação intraequipes, trabalhando com alguns elementos básicos, entre eles o moderador, a visualização móvel, o trabalho em pequenos grupos e a problematização.

A capacitação será desenvolvida em formato de “oficina”, procurando ativar o intercâmbio de experiências e ajustá-la às necessidades dos participantes. A capacitação será baseada no “aprender-fazendo”, com a estruturação de processos visando à construção do conhecimento coletivo, a partir de um enfoque participativo de trabalho. O curso terá como orientação o cenário real dos participantes, com o direcionamento para as experiências de cada um e favorecendo, sobretudo a vivência de diferentes realidades, papéis e contextos de atuação de cada um dos alunos.

O processo de aprendizagem, neste caso, ganha dinamismo, pois os participantes terão a oportunidade de aplicar novas abordagens técnicas aprendidas com a apresentação dos conteúdos na oficina. Os participantes contarão com um documento-base de orientação, além de um relatório descritivo de todas as dinâmicas desenvolvidas ao longo da oficina, que será entregue, em meio eletrônico, ao final das aulas.

Material de Suporte Didático

A oficina será desenvolvida a partir de um processo de alternância entre conceitos e exercícios práticos. Os participantes contarão com um documento base de orientação, além de um relatório descritivo de todas as dinâmicas desenvolvidas ao longo da oficina que será entregue, em meio eletrônico, ao final da mesma.

Certificação de Participação

Todos os participantes que frequentarem o mínimo de 75% das aulas terão direito ao certificado de participação do curso.

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