Cursos e Oficinas

Formação de Moderadores para Processos ParticipativosFormação de Moderadores para Processos ParticipativosTécnicas de Moderação e Visualização no Trabalho com Grupos e Equipes

O desenvolvimento de trabalhos com grupos e equipes envolve coordenar inúmeros encontros de trabalho, buscando fortalecer a articulação de cada grupo envolvido; gerenciar conflitos; encaminhar tomadas de decisão; planejar e monitorar ações necessárias à sua consolidação, entre outros.

Assim, necessitamos de pessoas que tenham uma postura adequada ao trabalho com grupos e equipes, habilidades para esta tarefa e que dominem instrumentos que possam ser mobilizados de acordo com cada situação grupal a ser vivenciada.

Cada vez mais, precisamos que os encontros de trabalho sejam produtivos, ao contrário daqueles em que muito se discute e poucas contribuições são agregadas à solução dos problemas em questão. Por outro lado, necessitamos aumentar a participação das pessoas nas discussões, com menor centralização dos debates, maior comprometimento em relação às decisões tomadas e, consequentemente, maior sustentabilidade das ações.

Desta forma, procuramos desenvolver técnicas que visam maior intensidade e qualidade na comunicação entre pessoas e equipes, adaptando instrumentos que possibilitem e facilitem um trabalho participativo na prática.

O Enfoque Participativo tenta aportar meios didáticos que facilitam a capacitação e o intercâmbio de experiências, que melhoram a aprendizagem e o aperfeiçoamento profissional, tornando mais transparentes e democráticos os processos de decisão, planejamento, execução e avaliação.

Público-Alvo

A capacitação terá caráter multidisciplinar, sendo orientada especialmente para técnicos e gestores de programas e projetos, consultores em processos participativos, professores e alunos que trabalham com grupos e equipes, sejam eles no ambiente público/governamental, Terceiro Setor/social ou empresarial/corporativo.

Esta capacitação foi concebida visando instrumentalizar estes profissionais no sentido de aperfeiçoarem sua atuação frente a equipes de trabalho, grupos sociais e comunidades, especialmente no que se refere às habilidades de conceber, preparar e moderar reuniões de forma participativa, com os diferentes atores e segmentos sociais.

Contexto da Capacitação

O contexto da capacitação está baseado no enfoque participativo de trabalho com grupos e equipes. O foco recai em como trabalhar com a comunidade, grupos e equipes, visando alcançar uma maior capacidade de decisão e de execução; aumentar o seu nível de organização e o seu senso de responsabilidade e de comprometimento. Neste sentido, deve-se perguntar: "quais são os melhores instrumentos para tomar decisões e encaminhá-las à ação?".

Ao longo da capacitação abordam-se diversas técnicas de moderação, visualização e gerenciamento de reuniões, que buscam melhorar:

  • A orientação das reuniões, para que sejam mais participativas, objetivas e eficientes;
  • A clareza nas decisões e ações;
  • O nível de participação efetiva;
  • O grau de motivação das pessoas;
  • O nível de responsabilização dos envolvidos;
  • O entendimento dos papéis de cada um dos atores envolvidos;
  • A transparência e credibilidade no processo;
  • A efetividade no desempenho das nossas funções;
  • Os princípios e instrumentos de trabalho que facilitam a participação.

Como agente deste processo, um bom moderador necessita desenvolver a sua capacidade, habilidade e atitude para manejar situações complexas, seja uma reunião, reflexão, planejamento, avaliação etc. Além de conhecimentos amplos, um moderador deverá dominar princípios e instrumentos que lhe propiciem base técnica à consolidação do trabalho participativo.

Esta capacitação enfatiza o desenvolvimento de processos de transformação e de mudança no aspecto comportamental dos indivíduos, procurando torná-los mais organizados enquanto equipes, assim como mais responsáveis e mais capacitados para desenvolver este trabalho integrado à comunidade.

Com este curso, os alunos poderão:

  • Desenvolver capacidade de síntese para poder interpretar e sistematizar os conhecimentos e ideias dos envolvidos;
  • Refletir sobre a necessidade da mudança de comportamento e atitudes frente a sua equipe de trabalho, aprendendo técnicas, princípios e instrumentos que irão facilitar este desafio;
  • Entender a necessidade e importância da existência de um moderador imparcial, que possa orientar a concepção de um evento participativo;
  • Atuar como moderador dos diferentes momentos e documentar as decisões tomadas coletivamente.
Objetivos

O objetivo central desta capacitação será o de promover a troca de experiências entre os participantes no trabalho com grupos e equipes e, mais especificamente, assegurar:

  • A capacitação inicial em técnicas de moderação de processos participativos;
  • A transmissão de conhecimentos sobre as principais técnicas da visualização móvel, coleta e estruturação de ideias e gerenciamento de reuniões;
  • A mudança de atitudes no trabalho com grupos e equipes que sejam condizentes com um enfoque participativo de trabalho.
Conteúdo Programático

Para atender os objetivos propostos, serão trabalhados, além dos aspectos comportamentais, os seguintes conteúdos:

  • Princípios de um enfoque participativo e da educação de adultos;
  • A visão sistêmica do trabalho com grupos e equipes;
  • Moderação de processos participativos;
  • Visualização móvel;
  • Problematização;
  • Elementos de uma boa comunicação;
  • Coleta e estruturação de ideias;
  • Trabalho em pequenos grupos;
  • Apresentação de trabalhos para grupos;
  • Planejamento e preparação de eventos participativos;
  • Condução de reuniões de trabalho;
  • Documentação de um evento;
  • Avaliação participativa.
Processo Metodológico

A capacitação será orientada pelo Enfoque Participativo, procurando reunir técnicas e instrumentos que facilitem o processo de debate e de intercâmbio de experiências, estimulando e facilitando a participação dos envolvidos. Como metodologia suporte, faremos uso das técnicas Metaplan®, que é um conjunto de instrumentos desenvolvidos com a finalidade de facilitar o processo de comunicação, trabalhando com alguns elementos básicos, entre eles o moderador, a visualização móvel, o trabalho em pequenos grupos e a problematização.

A capacitação será desenvolvida em formato de Oficina, procurando ativar o intercâmbio de experiências e ajustar-se às necessidades dos participantes. A ênfase da capacitação será no “aprender-fazendo”, destacando a estruturação de processos visando à construção do conhecimento coletivo a partir de um enfoque participativo de trabalho.

Este enfoque será desenvolvido através de abordagens conceituais, reflexões em grupos, exercícios didáticos e de simulações. Neste contexto, os manuais não se enquadram e, sim, a criatividade, observação, consenso, bom senso e a adaptação de um “cesto de ferramentas” para a obtenção dos melhores resultados em cada situação trabalhada.

A Oficina será desenvolvida a partir de um processo de alternância entre conceitos e exercícios práticos. Os participantes contarão com um documento base de orientação, além de um relatório descritivo de todas as dinâmicas desenvolvidas ao longo da oficina, que será entregue, em meio eletrônico, ao final da mesma. Será entregue, também, um exemplar do livro “Enfoque Participativo – um processo de mudança”, referência para as dinâmicas de moderação e de visualização. Os participantes receberão certificado de participação.

Saiba Mais Sobre Nossos Cursos e Oficinas